História da igreja Batista no Mundo e seu nascimento no Brasil em 1871

As Igrejas Batistas são uma denominação protestante de origem inglesa, que surgiu na Holanda no início do século XVII.

As Igrejas batistas interpretam o batismo — imergir em água — como uma exposição bíblica e pública de sua fé. A denominação historicamente é ligada aos dissidentes ingleses, ou movimentos de anticonformismo do século XVI.

Primeira Igreja Batista da América, organizada em 1638

O movimento batista surgiu em uma colônia inglesa na Holanda, num tempo de reforma religiosa intensa.  Os batistas são uma denominação histórica. A maioria das igrejas batistas escolhem associar-se com grupos que fornecem apoio sem controle. A maior associação batista é a Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, com pouco mais de 16 milhões de membros e mais de 42 mil igrejas filiadas, mas há muitas outras associações de batistas no mundo; Esta organização, porém, não faz parte da Aliança Batista Mundial (WBA), que congrega a maior parte – 231 convenções e associações nacionais batistas em 121 países, com pouco mais de 42 milhões de membros e 177 mil igrejas; no Brasil, as maiores são a Convenção Batista Brasileira e a Convenção Batista Nacional, ambas filiadas à Aliança.

As Igrejas Batistas formam uma família denominacional protestante de origem inglesa.

O Nome

O termo batista vem da palavra grega (baptistés, “batista,” também descrevia João o batista), que é relacionado ao verbo (baptízo, “batizar, lavar, mergulho, imerge”), e o baptista latino, e está em conexão direta a “o batizado,” João o batista. Como um prenome que foi usado na Europa também como Baptiste, Jan-Baptiste, Jean-Baptiste, John Baptist. E na Holanda, frequentemente em combinações como Jan Baptiste ou Johannes Baptiste. Foi usado como um sobrenome. Outras variações também comumente usadas são Baptiste, Baptista, Battiste, Battista. Anabaptistas na Inglaterra foram chamados batistas em 1569.

História

A Origem

A história academicamente aceita sobre a origem das Igrejas Batistas é seu surgimento como um grupo de dissidentes ingleses no século XVII. A primeira igreja batista nasceu quando um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas.

John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja batista organizada.

Até então, o batismo não era por imersão, só os batistas particulares, por volta de 1642, adotaram oficialmente essa prática tornando-se comum depois a todos os batistas. A primeira confissão dos particulares, a Confissão de Londres de 1644, também foi a primeira a defender o imersionismo no batismo.

Depois da morte de John Smyth e da decisão de Thomas Helwys e seus seguidores de regressarem para a Inglaterra, a igreja organizada na Holanda desfez-se e parte dos seus membros uniram-se aos menonitas. Thomas Helwys organizou a Igreja Batista em Spitalfields, nos arredores de Londres, em 1612. A perseguição aos batistas e a outros dissidentes ingleses, fez com que muitos emigrassem. O mais famoso foi John Bunyan, que escreveu sua obra-prima O Peregrino enquanto estava preso.

Nos Estados Unidos, a primeira igreja batista nasceu através de Roger Williams, que organizou a Primeira Igreja Batista de Providence em 1639, na colônia que ele fundou com o nome de Rhode Island, e John Clark que organizou a Igreja Batista de Newport, também em Rhode Island em 1648. Em terras americanas os batistas cresceram principalmente no sul, onde hoje sua principal denominação, a Convenção Batista do Sul, conta com quase 15 milhões de membros, sendo a maior igreja protestante dos Estados Unidos.

Igreja Batista no interior do Estado de Nova York

Existem ainda outras teorias sobre a origem dos batistas, mas que são rejeitadas pela historiografia oficial. São elas a teoria de Sucessão Apostólica, ou JJJ (João – Jordão – Jerusalém) e a teoria anabaptista. Ambas são rejeitadas pelos historiadores batistas Henry C. Vedder e Robert G. Torbet. A teoria de sucessão apostólica postula que os batistas atuais descendem de João Batista e que a igreja continuou através de uma sucessão de igrejas (ou grupos) que batizavam apenas adultos, como os montanistas, novacianos, donatistas, paulicianos, bogomilos, albigenses e cátaros, valdenses e anabatistas. Os batistas landmarkistas utilizam este ponto de vista para se auto-proclamar única igreja verdadeira.

Essa teoria apresenta alguns problemas, como o fato que grupos como bogomilos e cátaros seguiam doutrinas gnósticas e o gnosticismo é contrário às doutrinas batistas de hoje. Também, alguns desses grupos que sobrevivem até o presente, igrejas como a dos valdenses (que desde a Reforma é uma denominação Calvinista) ou dos paulicianos, não se identificam com os batistas. A teoria anabatista é aquela que afirma que os batistas descendem dos anabatistas, que pregaram sua mensagem no período da Reforma Protestante.

Igreja Batista no oeste do Canadá.
Igreja Batista na Suécia.

O evento mais citado para apoiar essa teoria foi o contato que John Smyth e Thomas Helwys com os menonitas na Holanda. Todavia, além de em 1624 as cinco igrejas batistas existentes em Londres terem publicado um anátema contra as doutrinas anabatistas, também os anabatistas modernos rejeitam ser denominados batistas e há pouca relação entre os dois grupos.

  • Ambos grupos possuem algumas similaridades:
  • Crença no Batismo adulto e voluntário;
  • Visão do Batismo e da Ceia do Senhor como ordenanças;

Separação da Igreja e Estado.

Existem contudo algumas diferenças entre os batistas e os anabatistas modernos (por exemplo os menonitas):
Os anabatistas normalmente praticam o Batismo adulto por aspersão e não por imersão como os batistas;
Os anabatistas são pacifistas extremos e se recusam a jurar;
Os anabatistas creem em uma doutrina semi-nestoriana sobre a Natureza de Cristo, que não recebeu nenhuma parte humana de Maria;
Os anabatistas enfatizam a vida comunal enquanto os batistas a liberdade individual;
Os anabatistas recusam a participar do Estado, enquanto os batistas podem ser funcionários públicos, prestar serviço militar, possuir cargos políticos;
Os anabatistas creem em um estado de “sono da alma” entre a morte e a ressurreição.

Existem algumas Associações batistas, dentre elas a Associação Batista Missionária da América – BMAA, a Associação Batista Brasileira, a Associação Batista Missionária Boliviana que defende escritos do autor Carrol (1972 – O rasto do sangue) que sustenta a ideia de que os pontos doutrinários que os batistas sustentam são da igreja primitiva, sustentado por várias igrejas dentre elas a Igreja Pauliciana, a Igreja Menonita. a Igreja Anabatista, e posteriormente a Igreja Batista Inglesa. Estas associações também sustentam o Manual das Igrejas Batistas escrito pelo Dr. Cobb de 1941 publicado nos Estados Unidos da América que ajudam essas associações a interpretar a Bíblia. O rasto do Sangue. Dr. J. M. Carrol.

Associação Batista Missionária Americana.
Expansão mundial

Igreja Batista de Hong Kong.

Em 1791, um jovem pastor inglês chamado William Carey criou a Sociedade de Missões no Estrangeiro, para dar suporte no envio de missionários, sendo a Índia o primeiro campo missionário.

As Igrejas Congregacionais americanas enviaram Adoniram e Ana Judson em 1812, para evangelizar a Índia, com destino a Calcutá. O casal encontrou-se com o missionário batista William Carey e seu grupo de pastores, e aceitou a doutrina de imersão dos batistas e foram batizados pelo Pastor William Ward. Outro missionário congregacional, também enviado a Índia, Luther Rice tornou-se batista. Os Judsons permaneceram na Birmânia, atual Myanmar, e Luther Rice voltou aos Estados Unidos para mobilizar os batistas para a obra missionária.

Consequentemente em maio de 1814, foi fundada uma Convenção em Filadélfia com o nome de “Convenção Geral da Denominação Batista nos Estados Unidos para Missões no Estrangeiro”. Desde então missionários batistas foram enviados à América Latina, África, Ásia e Europa.

A maior parte das convenções e associações batistas em todo o mundo estão filiadas à Aliança Batista Mundial, WBA, com a notável ausência da Convenção Batista do Sul (Southern Baptist Convention, e de parte de algumas organizações, como a Associação Geral das Igrejas Batistas Regulares (GARBC), Batistas do Sétimo Dia, associações de igrejas negras, como os Batistas Primitivos, e outras, fundamentalistas, igrejas sem filiação ou independentes.

Igrejas Batistas no Brasil

Os imigrantes dos Estados Unidos fundaram a primeira igreja batista do Brasil. Na foto a Capela do Campo, no Cemitério do Campo em Santa Bárbara d’Oeste.
Por força da Guerra Civil Americana de 1865, confederados do Sul dos Estados Unidos, começam a buscar outras terras de potencial agrônomo. O Brasil foi um dos países escolhidos. Logo, em 1867, grupos de estadunidenses que somaram mais de 50.000 pessoas desembarcam nos portos brasileiros em busca de refúgio e terra fértil, vasta e barata.

Avançando para o continente, escolhem a cidade de Santa Bárbara d’Oeste, para adquirirem terras e fixarem residência. Entre os emigrados, a maioria professava o protestantismo e entre esses, muitos eram batistas. Já em 1870 fizeram publicar um “Manifesto para Evangelização do Brasil.” Tal manifesto, assim que publicado contou com assinaturas de Presbiterianos, Metodistas, Congregacionais e, por um batista, o jovem Pastor Richard Raticliff, um dos emigrados, cuja família havia convertido através de Thomas Jefferson Bowne nos Estados Unidos.

Em 1871, Batistas emigrados dos Estados Unidos organizam a Primeira Igreja Batista do Brasil em Santa Bárbara d’Oeste. Anos mais tarde, em 1879, outro grupo de emigrados faz surgir a segunda Igreja Batista em solo brasileiro em Santa Bárbara d’Oeste no bairro da Estação, onde atualmente se localiza a cidade de Americana.

Os Batistas de então, em Santa Bárbara d’Oeste, se unem para solicitar a Junta de Richmond, dos Estados Unidos, o envio de missionários ao Brasil. O trabalho de evangelização é intenso e brasileiros tornaram-se menos preconceituosos quanto à nova doutrina. Em 1881 chegam, William Buck Bagby e Ana Luther Bagby; Zacarias Taylor e Katarin Taylor. Os primeiros missionários são recebidos em Santa Bárbara d’Oeste e logo filiam-se à Igreja Batista existente e começam a estudar a língua portuguesa, tendo Antonio Teixeira de Albuquerque como professor.

Pouco tardou para que os dois casais de missionários, unindo-se a Antonio Teixeira de Albuquerque rumassem para o Estado da Bahia, onde em 1882, com cartas de transferência das igrejas em Santa Bárbara d’Oeste, organizaram a Primeira Igreja Batista de Salvador. Em um ano aquela igreja já contava 70 membros. Salvador também possuía uma comunidade de estadunidenses que fugiram da Guerra de Secessão.
Enquanto isto, no Recife o missionário batista William Buck Bagby participa da conversão do sacerdote católico, Antonio Teixeira de Albuquerque. Por causa de perseguição, Teixeira de Albuquerque tentou refugiar-se em Maceió, sua terra natal, mas acabou mais tarde escolhendo Capivari, no Estado de São Paulo. Vindo a conhecer os batistas em Santa Bárbara d’Oeste, batiza-se, é ordenado pastor e ajuda a comandar a evangelização que se iniciava entre brasileiros, franceses, ingleses e estadunidenses.O Pastor Antonio Teixeira de Albuquerque, casado, rumou a Maceió, onde organiza a Primeira Igreja Batista e prega para seus pais. A vida de Teixeira de Albuquerque foi curta, vindo a falecer aos 46 anos de idade. O Brasil não resistiu às pressões sociais e políticas, internas e externas, vendo capitular o Império, sendo proclamada a República, em 1889. Nela a liberdade religiosa estava consagrada na Constituição, ainda que, por enquanto, apenas no papel.

De Salvador, os missionários seguiram para outras capitais, plantando igrejas. De volta a São Paulo, com outros missionários recém-chegados foram organizando outras novas igrejas a partir de 1899 em São Paulo, Jundiaí, Santos, Campinas, São José dos Campos. Já em 1904 eram 7 Igrejas Batistas no Estado de São Paulo. Essas, reunindo-se em Jundiaí, organizaram em 1904 a Convenção Batista do Estado de São Paulo, então chamada de União Baptista Paulistana. Em 1914, eclode a Primeira Guerra Mundial, que faria ferver até 1918 toda a Europa. A Europa, destruída, vê muitos de seus habitantes saírem em busca de novas terras. O Brasil, e, principalmente o Estado de São Paulo, com um grande avanço na agricultura, (café, cana de açúcar e cereais) torna-se alvo de muitos desses europeus. Fugindo da guerra, aportam no Brasil muitos protestantes, somaram-se a eles as dezenas de casais de missionários dos Estados Unidos que continuavam chegando.

Associações Batistas no Brasil

A Convenção Batista Brasileira (tradicional) foi organizada em 1907. Em 2013 possuía 8.357 igrejas organizadas, 1.200 congregações ou missões espalhadas em todo o território nacional e mais de 1.600.000 membros; a mesma também possui vários colégios, seminários, orfanatos, faculdades, hospitais, centros de recuperação para usuários de drogas, todos mantidos em convênios com as convenções estaduais e igrejas locais. Na área da educação teológico-ministerial, atualmente são reconhecidos pela CBB: O Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (o o mais antigo seminário batista da América Latina), o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, o Seminário Teológico Batista Equatorial, Seminário Teológico Batista do Nordeste, a Faculdade Teológica Batista do Estado de São Paulo, Faculdade Teológica e Seminário Batista Ana Wollerman e a Faculdade Teológica Batista do Paraná. Todos oferecem cursos de graduação e pós-graduação.

A Convenção Batista Nacional (renovada) nasceu em 1958, quando foi aceito o batismo pentecostal por alguns batistas em Belo Horizonte. Em 1967, o pastor Enéas Tognini organizou a CBN, reunindo 60 igrejas. Grande parte dessas igrejas denominam-se “Batistas Renovadas”. Hoje, a CBN conta com 2.271 igrejas organizadas, quase 2 mil congregações ou missões, e 400.000 membros espalhados pelo Brasil (dados de 2013). A Convenção adota o pentecostalismo, mas continua filiada à Aliança Batista Mundial.
As Igrejas Batistas Independentes no Brasil têm a sua origem no trabalho da Missão de Örebro, um movimento na Suécia. O missionário Erik Jansson veio em 1912 para atender colonos suecos residentes no município de Guarani, Rio Grande do Sul, mas mais tarde o grupo espalhou-se por outros estados. Conta com pelo menos 68 mil membros filiados à CIBI, com grande presença nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, em pouco mais de 800 igrejas, dados de 2013, e também são filiados à Aliança Batista Mundial.

A partir da década de 1930 surgiram grupos de cunho mais conservador e fundamentalista, como a Igreja Batista Conservadora fundada em Bagé, Rio Grande do Sul, que não teve origem e nem possui ligação direta com a de mesmo nome Norte Americana, trata-se de divisão ocorrida no início dos anos 80, onde um grupo de igrejas oriundas da Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI), formaram a União Conservadora Batista Independente (UCBI), e posteriormente adotou sua atual denominação; a Igreja Batista Bíblica Nacional que organizou a Comunhão Batista Bíblica Nacional desde 1973, com cerca de uma centena de igrejas e congregações, a Igreja Batista Fundamentalista e a Igreja Batista Regular que são pouco numerosos, correspondendo-se aos de sua denominação norte-americana e canadense. Os Batistas Regulares possuem quase 700 Igrejas no país, sendo 400 ligadas à sua Associação (AIBREB) e à Associação Geral (GARBC).

Embora a Convenção Batista Brasileira aceite as doutrinas da eleição, há igrejas batistas que se proclamam também calvinistas, e são filiadas às diversas convenções ou simplesmente, independentes. No Brasil, há um grupo cujo objetivo é estreitar laços de comunhão entre seus membros, em geral filiados a igrejas batistas reformadas: trata-se da Comunhão Reformada Batista no Brasil.
Há também no Brasil os chamados Batistas do Sétimo Dia( tem-se o sábado como dia de santificação). Eles vieram de um grupo de Adventistas do Sétimo Dia de Curitiba/PR, que não concordou com vários pontos doutrinários da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foram organizados de forma autônoma, passaram a ter comunhão doutrinária com a Igreja Batista do Sétimo Dia de Hamburgo, Alemanha e depois foram afiliados à Federação Mundial Batista do Sétimo Dia, na década de 60. Hoje há igrejas batistas do Sétimo Dia nas 5(cinco) regiões do Brasil.

A diferença deles para os Adventistas quanto à guarda do sábado é que o dia de descanso é um sinal da aliança com Deus e, não são fundamentalistas ao ponto de relacionar a salvação com a observância do sábado como dia de descanso.
Existem também centenas de Igrejas Batistas sem filiação, tais como a Igreja Batista da Floresta em Belo Horizonte, com mais de 6 mil membros, a Igreja Batista da Lagoinha (sede também em B. Horizonte, e centenas de filiais no país, com cerca de 62 mil membros), Filadélfia, Calvário em Niterói, Nova Jerusalém (pentecostal), ou ainda a Igreja Batista Missionária Central em Petrolina, todas de orientação carismático-pentecostal, ou ainda mesmo, outras pequenas convenções batistas de orientação pentecostal. Todas essas igrejas batistas independentes, e pequenas convenções, somam hoje mais de 1 milhão de membros em todo o país, conforme dados do censo do IBGE de 2010. Boa parte destas Igrejas independentes adotaram sistema episcopal, mantém filiais ao invés de igrejas associadas, e não são filiadas a qualquer associação ou convenção.

Em 1953, várias Igrejas Batistas de orientação landmarkista, afiliadas à Associação Batista Missionária da América, formaram a Associação Batista Brasileira. Atualmente esta associação é presidida pelo Pastor Osvaldo de Andrade Freitas desde 2012.

Tabernáculo Baptista do Porto
Batistas em Portugal

Em Portugal os Baptistas estão presentes desde o século XIX, quando missionários e expatriados britânicos fundaram a igreja no país. Em 1888 o missionário inglês Joseph Charles Jones (1848-1928) organiza uma comunidade baptista de comunhão aberta no Porto.2 . Em 1920 já havia congregações baptistas o bastante para fundar a Convenção Baptista Portuguesa.
Estão agrupados na Associação das Igrejas Baptistas Portuguesas (19 igrejas); Convenção Baptista Portuguesa (90 igrejas, pouco mais de 4 mil membros, filiada à WBA); (Campo Missionário das Igrejas Baptistas de Carreiros Rio Tinto Gondomar, Trofa (Valderigo), Santo Tirso (Cavadas) e Sequeirô (Rosal, Santo Tirso) constituída por 4 Igrejas e 10 Missões e Núcleos e um Templo em Água Longa Agrela.); Associação das Igrejas Baptistas para o Evangelismo Mundial (AIBEM) (10 igrejas); Igrejas Baptistas Independentes (grupo pentecostal-batista de origem sueco-brasileira, 7 igrejas) e outras congregações e igrejas.

Batistas em outros países de Língua Portuguesa

Na África surgiram no século XX várias igrejas batistas fundadas por missionários britânicos, sul-africanos, norte-americanos, brasileiros e portugueses.

Em 2009/2010, obteve os seguintes números:

  • Igreja Evangélica Baptista de Angola: 300 congregações com 90.000 membros;
  • Convenção Baptista de Angola: 315 congregações com cerca de 40.000 membros;
  • Igreja Batista Livre em Angola: 45 congregações com 17.123 membros;
  • Associação Batista de Macau: 6 congregações com 750 membros;
  • Convenção Batista de Moçambique: 120 igrejas com 40.000 membros.

Carlos Alexandre

Carlos Alexandre Carvalho Duarte, possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário de Maringá, Especialista (Lato Sensu) em Comunicação na Pós-modernidade pela Faculdade Instituto Souza, aluno especial Mestrado Antropologia Social pela UNICAMP, é Capelão Evangélico, Membro da Comissão Permanente de Direito e Liberdade Religiosa OAB-SP 3ª Subseção Campinas, pesquisador do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Teologia, Religião e Religiosidade, pesquisa científica acadêmica certificada pela Convenção de Haia em 115 países, Analista de dados Especialista em EDI, escritor com publicação lançada em 2017, curador da Campus Party Brasil (2013-2016), atualmente está envolvido em pesquisas midiáticas e as transformações no processo de Comunicação Cristã, fundador do blog @vidadeteologo.com.br

18 opiniões sobre “História da igreja Batista no Mundo e seu nascimento no Brasil em 1871

  • 22 de janeiro de 2020 em 15:27
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    sou membro desta maravilhosa denominação e tenho orgulho em Cristo por ter sido Batizado pelo meu finado pastor Ari Aniba há 44 anos hoje ainda como pastor anunciando este evangelho de boas novas para Gloria de nosso Deus.

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    • 6 de fevereiro de 2020 em 10:42
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      Pr José, somos muitos gratos por sua participação e por seu retorno em nosso canal aqui da Internet. Louvamos a Deus por sua vida em gratidão por ser um homem escolhido para este chamado. Deus o abençoe.

      Resposta
      • 24 de fevereiro de 2020 em 12:56
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        Osmar da Rocha Campos – Procurador de Justiça, formado em Ciência Jurídicas. Professor de 3 Faculdades de Direito. Escritor de doutrina Jurídica. Pesquisador e historiador. Publiquei o livro A HISTORIA DOS BATISTAS DA HOLANDA AO BRASIL. 93 bibliografias das quais, em média, de 80 em inglês. Sou Batista, batizado há 62 anos. Sou Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo.

        Li está matéria deste tópico. Discordo em parte de alguma colocações. Os Batista nunca batizaram por aspersão. Isso é um falácia de Um Reitor de Seminário americano, que ele é da linhagem dos extintos Batistas Calvinistas, dos tempos passados. Quando houve a fuga para o exílio na Holanda, houve um cisma entre os Pastores Francis Johnson que queria que o grupo fosse batizado por aspersão como na Inglaterra, Queria apenas fugir das perseguições. O grupo do Pastor John Smith queria o batismo por imersão. Como esse modelo de batismo não era conhecido e ele não achou quem o batizasse por imersão, pois esse tipo de batismo não era conhecido. Ele então auto batizou e depois batizou o resto do grupo. O Pastor Francis Johnson foi pra uma cidade chamada Laedem e fundou uma igreja Puritana Calvinista batizando por aspersão.. Smith continuou a congregação batizando por imersão, inclusive, no inicio da igreja na Inglaterra. Veja o livro a História dos Batistas da Holanda ao Brasil.

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        • 19 de março de 2020 em 16:08
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          Graça e a Paz Osmar da Rocha Campos,
          Fico muito feliz em contar com sua presença em nosso pequeno cantinho, um cantinho preparado por Deus para servir aos homens da litigância da boa fé e esperança na salvação.
          Sobre sua colocação, gostaríamos de convidá-lo a tecer alguns artigos e publicação de materiais, afinal seu conhecimento para nós teólogos é de suma importância.
          Um grande abraço e aguardo vosso Retorno.

          Carlos Xandelly

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          • 20 de março de 2021 em 19:57
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            A graça e paz, que Deus continue a usar nós pastores Batistas para povoar o reino de Deus

        • 9 de abril de 2020 em 00:35
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          Olá Osmar. Graça e Paz.
          Excelente seu comentário.
          Apenas um adendo. Os Batistas Particulares (ou calvinistas) estão muito longe da extinção. Para citar alguns expoentes dessas igrejas temos o Pr Yago Martins (do canal dois dedos de teologia), Pr Wilson Porte (da Batista Liberdade), dentre outros. Citei apenas eles pois é bem fácil encontrá-los na internet.
          Um forte abraço e Jesus abençoe.

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          • 25 de julho de 2020 em 23:14
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            Sou Batista
            Terceira Geração em minha família. Começou em M. Gerais com meus Avós Maternos, foram evangelizados por Missionários Batistas vindo do Estado da Carolina do Norte EUA. Minha mãe conta, que o casal de missionários o Pastor Missionario tinha em seu nome o nome Bill…. Bom tenho o maior orgulho em Cristo por esta Amada e Respeitada denominação. Começou com meus avós, hoje somos uma Família muito grande, sendo todos de Cristo: 80% Batistas, 15% Assembleanos e 5% Presbiterianos, todos de Linhagem Renovada, mas amamos nossos Irmãos mais Tradicionais. Somos de Cristo, com DNA Missionário na Veia. Pois, cremos que J. Cristo nosso Senhor, foi o Primeiro Missionário enviado pelo PAI para todas as Nações e Povos. Em uma simples contagem estamos em umas 5 igrejas sendo elas todas originárias, da Igreja que meu Amado Pastor Antônio Moreira /em memória / fundou nós anos 70. Que existe firme e forte até os dias de hoje onde minha Irmã e Cunhado são os Pastores.

      • 30 de junho de 2020 em 23:00
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        Os Batistas só vão batizar por imersão em 1638 com o pastor John Spilsbury. O John Smith deixa o grupo que ele batizou por aspersão, depois de se auto batizar, e foi congregar com um grupo de menonitas. Thomas Helyws retornou para Inglaterra e em 1612 ele falece, porém o grupo dirigido por ele até essa data prossegue batizando por aspersão. E um século depois desaparecem. Os Batistas particulares que vão batizar por imersão e elaboram a primeira confissão de fé em 1644.

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    • 27 de abril de 2020 em 16:30
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      Sou membro desta amada denominação Batista há 55 anos. Fui batizado pelo nosso amado pastor ANTÔNIO PACHECO DE ALBUQUERQUUE, já na glória,
      na Igreja Batista de Santa Fé do Sul – SP.

      Resposta
    • 17 de novembro de 2021 em 16:03
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      Obrigado por esta história sobre os Batista. Ajuda demais no conhecimento da nossa história.

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  • 19 de abril de 2020 em 21:50
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    Graça e paz!
    Onde tem a referência desta matéria..
    Gostaria de usar em um trabalho acadêmico.

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  • 30 de setembro de 2020 em 18:39
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    Os maçons que fundaram a primeira Loja maçonica em Santa Bárbara do Oeste são os mesmos homens que fundaram a primeira igreja batista na mesma cidade! Quando comemoraram o aniversário de fundação, erigiram em frente a ela um enorme obelisco, que é um monumento fálico usado na antiguidade romana pelo paganismo… Criaram uma conta no twiter para tentarem explicar o significado do obelisco, distorcendo, é claro, tudo. Nós porem, estudiosos de História da Igreja, Religíões comparadas e Antiguidade sabemos bem significado. O próprio “icsis”, aquele peixe estilizado na logomarca da convenção, é um símbolo maçonico do cristo cósmico, simbolizando a era de aquárius… Uma pergunta: Que ligação tem a Luz com as trevas? qual a ligação entre Cristo e Belial? Enfatizam e idolatram tanto uma denominação! A aliança Batista Mundial terá uma desagradável surpresa na manifestação do Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus verbo de Deus… “Nunca vos conheci…” Mas, hoje Ele ainda está alertando: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz ás Igrejas” A Igreja de Jesus não tem divisões, não tem uma placa e nem é organizada de mãos dadas com “os reinos do mundo” que por enquanto estão sob o dominio de satanás! Mas, quando acontecer o previsto em Apocalipse 11:15, haverá pranto e ranger de dentes de quem hoje se diz cristão… se não se voltarem dos seus maus caminhos… “Sai do meio dela, povo meu, para que não incorra nos seus pecados e nas suas pragas”, alerta ainda hoje o Senhor Jesus! Fiéis batistas estão achando ruim erigirem o munumento maçonico. Ora, nada mais original do que usar o símbolo fálico pagão para comemorar 140 anos de uma organização fundada por pagãos pseudo cristãos. E para você que vai maldizer o post, deixo Gálatas 4:16! Ah, e se quiserem, podem divulgar meu e-mail!
    https://overbo.news/simbolo-pagao-sera-erguido-para-comemorar-140-anos-da-igreja-batista-no-brasil/

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  • 30 de setembro de 2020 em 18:43
    Permalink

    Já sei, meu post não passará na moderação! Porque lá está escrito uma verdade que nao foi citada nesse site! Mas, “está escrito” o que postei hoje aqui… logo, não haverá desculpas diante de Deus naquele Grande dia!

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  • 7 de dezembro de 2020 em 02:45
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    Sou o Pastor Charles Maciel Vieira, Doutor em Teologia, Docente de Faculdades e Seminários batistas entre outros. Gostei muito do conteúdo cujos detalhes a maioria já conhecia e tive a honra de ensinar também. Li aqui todos os comentários e vejo a importância de sempre atualizar e adquirir conhecimento. Parabéns pela iniciativa 👏.

    Resposta
  • 7 de setembro de 2021 em 16:35
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    Sou Batista do Sétimo Dia.
    Amo a Declaração de Fé Batista.
    Oro para que outros batistas reconheçam a verdade do Sábado do Senhor

    Resposta
  • 3 de dezembro de 2021 em 09:23
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    Quando lemos materiais como este, nos apercebemos quão longe ainda estamos do alinhamento de fatos que endossem com lucidez o nascedouro da história dos Batistas.
    Vamos em frente, PESQUISA que segue!!!!

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  • 28 de março de 2022 em 15:04
    Permalink

    Quero visitar a igreja Batista

    Resposta

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